História do A. E. Velo Clube

Últimas do VELO

Iniciadas

Associação Esportiva VELO CLUBE

HEROICO E VALENTE

anuncie no velo clube
  • Locastec aluguel de máquinas
  • salão modelo cabeleireiro rio claro
  • Advogado Rio Claro: Charles Carvalho
  • Anuncie no Velo Clube
  • Fernando Brindes: bolsas e brindes promocionais
  • Anuncie no Velo Clube
  • Hidráulica São Judas Tadeu
  • Azul Imports Rio Claro

História


A Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense, mais conhecido como Velo Clube, é um clube fundado em 28 de agosto de 1910, destinado propriamente ao que o próprio nome traduz: Velocidade.

 

Um clube destinado ao ciclismo, cuja pista se chama Velódromo.

 

Foi fundado em um domingo (28 de agosto), entre 15 pessoas que presidiram esta Assembleia que foi realizada na Rua 1, entre Avenidas 4 e 6.

Seu primeiro Presidente foi Amadeu Rocco, que teve 14 votos dos presentes.

A primeira pista de corridas foi inaugurada em 18 de dezembro de 1910 num terreno na Rua 6 entre as Avenidas 13 e 15, onde está situado o Colégio Joaquim Ribeiro.

O saldo financeiro das provas (como eram chamadas as corridas) era destinado à Santa Casa de Misericórdia, à Vila de Caridade São Vicente de Paula e ao Hospital dos Lázaros.

 

Em 16 de maio de 1920, o clube de ciclismo se funde com o Comercial F.C., clube de futebol de nossa cidade, e surge a Associação Sportiva Velo Club Rioclarense, destinada a prática do futebol.

Na época existiam duas ligas de futebol no Estado: A Associação Paulista de Esportes Atléticos (A.P.E.A.) e Liga de Amadores de Futebol(L.A.F.).

O Velo Clube se filiou à A.P.E.A. e disputou por ela a chamada Divisão do Interior.

 

Em 1925, (com 5 anos de adesão ao futebol), veio a se tornar Campeão do Interior da A.P.E.A., em um disputa que venceu a fase Regional e também a fase estadual, contra A.A. Francana (Franca), S.C. Elvira, de Jacareí, Rio Branco E.C.(Americana) que era bi-campeão e S.C. Sorocabano(Sorocaba).

As partidas foram disputadas em campo neutro e com a conquista, o Velo Clube veio a disputar a Taça Competência (equivalente ao Título Estadual), contra a A.A. São Bento, de São Paulo.

À época disputavam o Título, o Campeão do Interior e o Campeão da Cidade de São Paulo.

Numa partida cheia de reclamações, o Velo Clube veio a ser derrotado em 18 de abril de 1926, pelo time da Capital, por 2 a 0, com gols de Pepico e Feitiço, ficando com o título de Vice-Campeão.

 

Em 1948, com a criação da Federação Paulista de Futebol, veio a disputar os Campeonatos por ela criados, onde está até hoje.

Disputou as mais diversas Categorias: Terceira, Segunda Divisão e a chamada Divisão Especial (a Série A 1 atual), em 1979.

Como conquistas, além do Título do Campeonato do Interior, foi Campeão Estadual Juvenil em 1980, através da Federação Paulista de Futebol, além de várias vice-colocações que o colocaram em Divisões superiores.

 

Foi o primeiro integrante de nossa cidade a disputar a principal Divisão de Futebol paulista, em 1979.

Tem o recorde de público em uma partida de futebol em nossa cidade: 14.922 pagantes, em 17 de dezembro de 1978.

Tem vários títulos conquistados pela equipe de ciclismo, que em 2009, voltou a disputar provas, envergando o nome do Velo Clube.

Tem a maior contagem ocorrida em um dérbi: 11 a 2, em 30 de março de 1983, em partida válida pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

 

Entre os principais nomes que passaram pelo futebol do Velo Clube:

No período do amadorismo, João Polastri.

No profissionalismo: Tonhão (Antonio Lucatto), que é o maior artilheiro da história do clube, com 144 gols.

Luis Salomão (Dinho), que apesar de Arararense, veio a nossa cidade, teve convites para ser jogador da S.E. Palmeiras, mas por amor a nossa cidade, não foi, permaneceu envergando a camisa rubro-verde, vindo a ser o segundo goleador do Velo Clube, com 120 gols.

É dele o primeiro gol do Velo Clube, na história do profissionalismo, em partida contra A.A. Socorrense, em Socorro, no empate por 1 gol, em 9 de maio de 1948, válida pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Tivemos também jovens de nossa cidade que brilharam em outros clubes, como Tito Lívio Maule, que após jogar na S.E. Palmeiras, atuou no futebol italiano e canadense; Norberto Lopes, jogador com enormes predicados que atuou em várias equipes do interior paulista. Também são ídolos do torcedor rioclarense, o volante Fernandinho, Odair Cologna, Guerra, o falecido centro-avante Ditão, entre outros.

No cenário local, jogadores como Petronilho, Tana, Zé Maria entre outros, desfilaram seu futebol apenas vestindo a camisa rubro-verde.

 

O Velo também formou em 1954, um Juvenil, comandado por Edmur Zanotti, que ficou famoso por ter conquistado 48 partidas invictas e um time de “Cadetes”, formado por Benito Agnelo Castellano, entre 1969 e 1971, enquanto o clube construía o Estádio, que também fez excelente figura nas partidas disputadas e deu oportunidade aos jovens atletas de nossa cidade.



Depósito 2F Materiais Para Construção Esmaltec Insumos Cerâmicos Gold Imagem Medicina Diagnóstica Locastec Aluguel de Máquinas Midway Labs Monely Calçados e Esportes Poty Romacer Pisos e Revestimentos
  • A. E. Velo Clube
  • A. E. Velo Clube
    Rua Três, 116 - Rio Claro/SP | Telefone:(19) 3524-7496
    E-mail: marketing@veloclube.com.br

© Copyright 2011~2017 A. E. Velo Clube. Todos os direitos reservados.